Good to see you here …

… together we will "ecoharing" joy, harmony and love. Recycle, redistribute, unite - ecohar - this is the concept. Profit is right, inclusion is about. Section 2.5 is trend, future, world transform(ACTION). Finding it hard? I do not. I believe EVERYTHING is only one version of NOTHING IS IMPOSSIBLE ! Feel the will ... take your seats ... XIXIXiixiixiixiii …

the lights dimmed, the curtain is rising. The show will be

AMAZIN@@@@@@@ !!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

3 R's

Saiba duas coisas que você tem que fazer antes de reciclar

A regra dos três R's – Reduzir, Reutilizar e Reciclar talvez seja, para a maioria das pessoas, a melhor referência para aprática do consumo consciente. O que muita gente não sabe, porém, é que nessa regra a ordem dos fatores altera – e muito – o resultado atingido. Por que se fala tanto do último dos R's – Reciclar –, e tão pouco dos dois primeiros?

É claro que a prática da reciclagem é muito importante, pois ao enterrarmos em aterros sanitários materiais passíveis de serem reaproveitados no ciclo produtivo, estamos enterrando parte dos recursos naturais finitos que estão disponíveis para nosso consumo. Mas reciclar causa impactos ambientais, seja em forma de consumo de água e energia utilizadas para o reprocessamento, bem como efeitos causados pelo transporte do material a ser reaproveitado. A reciclagem é, portanto, aúltima etapa do funil e deve ser a solução para quando não for possível a prática dos dois primeiros R's:

E porque se fala tão pouco no Reduzir e Reutilizar? Será que nossa sociedade, tão adicta ao consumismo, tem dificuldades em lidar com quaisquer restrições ou limites individuais? E os empresários, será que essas duas palavras lhes inspiram verdadeiro terror? O fato é que a prática dos dois primeiros R's é sim, a melhor solução para caminharmos em direção a um futuro ambientalmente sustentável. E longe de ser tão terrível, na maior parte das vezes já praticamos os dois primeiros R's mesmo sem nos darmos conta.

Veja o caso da reutilização: quem já não herdou roupas de um irmão mais velho ou de primos? Ou não emprestou acessórios de bebê (carrinhos, berços, cadeirinhas) para alguém da família? E quais empresas não vêm adotando práticas de ecoeficiência como reusar a água consumida em seu processo produtivo com ganhos ambientais e financeiros?

E o Reduzir? Recentemente o prefeito de São Paulo sancionou lei que proíbe a distribuição gratuita e venda das sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais a partir de 2012. Outras cidades brasileiras já adotaram a prática que deve se tornar regra, assim como já é em países europeus. Já deveria ser senso comum que praticar o Reduzir é muito importante, especialmente no caso das embalagens descartáveis como sacolas de plástico ou garrafas PET de água. São trocas simples e que não impõe sacrifícios ao consumidor. Por outro lado, trazem grandes ganhos para a coletividade – atual e futura.

Não pense em consumo consciente como um bicho de sete cabeças. Quer começar? Leve sempre consigo uma sacola retornável e dê preferência ao consumo da água filtrada no seu dia-a-dia. Você já estará fazendo um ótimo negócio para nossos filhos e netos.

Hellen

Nenhum comentário: